terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ÍNDICE DE DESEMPREGO. DILMA MENTE!




Diante da saída de trabalhadores temporários do mercado de trabalho, a taxa de desemprego subiu para 5,4% em janeiro --havia sido de 4,6% em dezembro, a mais baixa da série história do IBGE, iniciada em março de 2002. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego do instituto e foram divulgados nesta terça-feira.  Fonte: Folha.


A taxa de janeiro deste ano, porém, é a mais baixa para o mês em dez anos. O primeiro resultado do IBGE para janeiro é de 2003, já que esta série foi iniciada em março de 2002. Em 2012, o percentual havia ficado em 5,5%. Fonte: Folha.

Com esse cenário, o número de pessoas ocupadas cresceu 1,2% em janeiro na comparação com igual mês de 2012 e caiu 1,2% em relação a dezembro. De dezembro para janeiro, 293 mil trabalhadores perderam seus empregos. Fonte: Folha.

Comentário.

Presidente Dilma, acho que eu fugi da escola. A minha conta de matemática, não fecha, de jeito nenhum.  Eu acho que vou rasgar o meu diploma de engenharia.  Tantos anos estudando e não consigo fechar fechar a equação de primeiro grau, quando se trata de  número de desempregado no Brasil.  

Não sou economista, mas sei que existe 2 índices de desemprego, um calculado pelo DIEESE e outro pelo IBGE, o primeiro se refere a região metropolitana de São Paulo e o segundo índice nacional resultado da Pesquisa Mensal de Desemprego do instituto.  O índice do IBGE que a Dilma utiliza para balizar o número de desempregado no País.

Tive curiosidade de levantar o número de desempregado, considerando o número de 5,4%, calculado pelo IBGE.  Pelo índice, chega-se a conclusão de que em janeiro havia 1 milhão 318 mil desempregados, em nível nacional.  Para uma população de 194 milhões de habitantes, o número é pífio, quase como pleno emprego. O Brasil deve ser um País, uma maravilha!  

O que não me entra na cabeça é que exista 22 milhões de miseráveis, com perdão da palavra, que tem ganho per capita menor que R$ 70,00 por mês.  Não entendi bem, essa conta.  Só tem 1 milhão e 318 mil desempregados, mas tem 22 milhões de miseráveis!   Eu acho que a Dilma está querendo me engambelar.  Uma das duas, ou eu estou louco ou ela é mentirosa.  Qual será a hipótese correta?

Dilma mente! Caso contrário, me levem para o sanatório!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

2 comentários:

Chico Ribeiro disse...

A mentira do PT do Lula e da Dilma,a gerentona é uma coisa patológica...Eles simplesmente, não conseguem parar.

Unknown disse...

Aguardando mais uma bolsa...Celly Mattos