quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A TENDÊNCIA DO ÍNDICE BOVESPA É DE ALTA!


A confiança do consumidor nos Estados Unidos subiu para o maior nível desde fevereiro de 2008, de acordo com pesquisa do Conference Board divulgada nesta quinta-feira.  A estatística sobre a confiança do consumidor é um dos principais indicadores observados sobre a economia americana, devido a que os consumidores representam 70% da atividade econômica dos Estados Unidos. Fonte: Folha.

A alta acontece em meio a uma série de estatísticas melhores que no período antes da crise das hipotecas, em 2008, e a cinco dias da eleição nos Estados Unidos, em que os americanos decidirão entre a permanência de Barack Obama ou a entrada do republicano Mitt Romney. Fonte: Folha.


Olha só o que está acontecendo nos EEUU.  Isto confirma que a tendência das bolsas em geral é de alta, conforme foi noticiado por mim em matérias anteriores.  Querendo ou não, os EEUU ocupa  primeiro em PIB do mundo, representando sozinhos, cerca de 20% do PIB global.  Ainda são locomotivas do mundo junto com a China.  Não tem mais como negar que a crise econômica financeira mundial bateu no fundo do poço.  Todas evidências mostram isso.  

Acalmem-se.  A economia do mundo real vai demorar cerca de 4 anos para chegar no mesmo patamar de 2007, segundo analistas do mercado.  No entanto, o mercado financeiro, sobretudo as bolsas vão na frente, antecipando os fatos.  Aos leigos possam parecer incongruentes o fato de economia real estar ainda em compasso de espera e as bolsas estarem operando em alta.  Mas, é assim que funciona o mercado financeiro global.  Bolsa vai na frente. Inclusive na descida. Até porque os índices estão bastante deprimidos em relação aos índice de antes da crise global de 2007.  Tem chão para recuperar.  Tem espaço para subir.

Pelos números apresentados na economia, divulgados hoje, independe do resultado das eleições dos EEUU, quer seja Obama, quer seja Romney.  Apenas diferenciarão no ritmo de aumento.  Aumento moderado ou aumento expressivo, conforme vencedor ser democrata ou republicano.  Como sempre acontece, as bolsas globais estão de certa forma integrados.  Índice Dow Jones subindo o resto vai atrás.  Em consequência, o índice Bovespa subirá com olhos na pontuação de antes da crise de 2007, qual seja 75.000 pontos.  O número corrigido pelo índice da inflação seria 90.000 pontos equivalente.  

A tendência do índice Bovespa é de alta!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori10

Nenhum comentário: