sábado, 30 de junho de 2012

DILMA 77% DE POPULISMO OU DE EFICIÊNCIA?

Não me impressiona o fato da presidente Dilma estar com aprovação de 77% da população, segundo pesquisa encomendada pela CNI.  O índice de aprovação não guarda relação direta com o desempenho administrativo do chefe da Nação.  Kadafi tinha aprovação do povo líbio. O Sadam Hussein do iraquiano, o Bashar Al Assad dos sírios, o Ahmadinejad do povo persa, o Fidel Castro dos cubanos e Hugo Chavez dos venezuelanos.  O índice tem mais a ver com a popularidade da figura do presidente do que propriamente da aprovação da administração do presidente.  Nem sempre o populismo significa eficiência administrativa, como podemos ver nos exemplos citados.

Pontos positivos, todos os presidentes tiveram, desde José Sarney a Dilma.  José Sarney assegurou o processo democrático no país. Fernando Collor abriu os portos para o mercado internacional.  Itamar Franco criou o Plano Real. FHC instituiu lei da responsabilidade fiscal. Lula fez ajuste de salário mínimo, colocando milhões de brasileiros ao mercado consumidor.  Cabe à presidente Dilma, mostrar para que veio, dando sua contribuição ao país somando a tudo que já foi feito pelos presidentes anteriores.

Não cabe, no meu ponto de vista, presidente Dilma, querer repetir tudo que o Lula fez, como uma cópia idêntica.  O país deu vários passos para frente, com sucessivos presidentes antes dela.  Não é por falta de agenda para ela Dilma ser eficiente na administração pública, além de ser popular.  Existe graves problemas nas áreas de educação, saúde púlbica e segurança pública.  As 3 áreas fundamentais para a população passa pelo sucateamento progressivo.  Já fiz matérias específicas sobre os temas neste mesmo blog.

Presidente Dilma, mãos à obra!

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR
Twitter: @sakamori10 

Um comentário:

sergio disse...

Querido, "Saka": Este �ndice de aprova�o da atual presidente (a) comprova que nosso povo � sonhador e n�o percebe a mis�ria, viol�ncia e corrup�o em que vive. Aprova pol�ticos que destru�ram nosso pa�s e acabaram com nossos sonhos.